sexta-feira, 3 de abril de 2009

Síndrome de Fitz-Hugh-Curtis


A síndrome de Fitz-Hugh-Curtis, descrita na década de 30 do século XX, é uma complicação pouco freqüente da doença inflamatória pélvica (DIP), geralmente causada pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. É uma perihepatite, ou seja, uma infecção da cápsula de Glisson do fígado, que na sua fase aguda, pode se apresentar com microabscessos e exsudato purulento na superfície hepática e que, na fase crônica, caracteriza-se por aderências em "corda de violino" com a parede abdominal, compostas principalmente de fibrina, conforme visto na figura ao lado, na visão videolaparoscópica e tomográfica. A suspeita surge em paciente com história de DIP diagnosticada ou suspeita que desenvolve dor em hipocôndrio direito e pleurisia à direita.

Fonte das figuras:

6 comentários:

  1. a possibilidade de engravidar quem teve esta sindrome?

    ResponderExcluir
  2. A infertilidade, na doença inflamatória pélvica, depende, principalmente, das sequelas da inflamação sobre as tubas uterinas.
    Procure orientações com um Ginecologista/Obstetra.

    ResponderExcluir
  3. Otimo esse seu blog cheio de informaçãoes diretas que quase não entramos no mundo da net obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  4. Pedro sou de porto alegre Rs sou portadora da sindrome de Fitz causada pela Clamidia estou tentando engravidar a dois anos e nada em outubro do ano passado me operei por videolaparascopia para nossa surpresa tinha um cisto de 6cm e muitas aderencias nas paredes das trompas gostaria muito de saber de você é existe cura pois retirei algumas aderencias mais meu médico me disse que elas poderiam voltar estou desisperada pois gostaria de saber que tipo de procedimentos devo tomar pois é meu sonho poder engravidar este ano ainda pois meu utero está perfeito apesar de tudo isso e tenho uma ovulação normal e a mestruação também é normal me responda qualquer coisa será muito importante para mim obrigada Débora

    ResponderExcluir
  5. estou tentando engravidar a muito tempo, fiz uma laparoscopia e foi detectado esta sindrome, meu medico disse que tenho aderencias mas tenho cromotubagem bilateral, ovulação normal, tenho utero normal, gostaria de saber se ha possibilidade de engravidar naturalmente, pois estou pensando em refazer a video, esta que fiz ja faz 4 anos e não engravidei ainda, meu medico disse que havia retirado muitas sequelas, mas que poderiam voltar, como não tenho condiçoes de fazer uma FIV estou querendo saber mais informações sobre esta doença. tenho 34 anos e pelos sintomas acho que tive esta doença aos quinze anos, na epoca o medico disse que se tratava de uma infecção nos rins, acho, ou figado não lembro, mas aos 30 descobri esta sindrome e não se tem muitas postagens sobre ela. então gostaria de saber se mesmo assim existe a possibilidade de engravidar?

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Há 7 anos, eu tinha 16 anos, tive uma gravidez ectópica, passando por um aborto espontâneo. Fiz ultrasom e foi detectado um líquido em volta do meu útero. Foram realizar uma cirurgia em vídeo e detectaram uma grande qtidade de líquido purulento em volta do meu fígado. Foi diagnosticado esta síndrome. Em 2007 engravidei novamente e tive outro aborto espontâneo. Mha GO disse que pdoeria ser alguma anomalia no embrião para não ter se fixado no útero. Quero saber se essa síndrome tem alguma coisa a ver com meus egundo aborto, se depois do primeiro episódio ela pode reincidir, se posso ter dificuldades para engravidar. Pouco acho a respeito dela.
    Agradeço mto se responder essas perguntas no meu e-mail karolladeia@hotmail.com

    ResponderExcluir