domingo, 12 de abril de 2009

Série sobre síndromes neurológicas


A partir de hoje, divulgarei, aqui no blog, uma série de posts com ilustrações explicativas, descrição e histórico das inúmeras síndromes neurológicas secundárias a acidentes vasculares encefálicos isquêmicos ou hemorrágicos. Essas síndromes são um dos assuntos que os estudantes de medicina tem mais dificuldade para memorizar antes das provas de residência. Espero que seja de alguma utilidade!

4 comentários:

  1. adorei o blog, mas... cadê as sindromes neurológicas??
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Cara Do, fiz 3 posts seguintes sobre síndromes neurológicas, as de Weber, Benedikt e Wallemberg. Daqui a algum tempo voltarei a falar sobre outras, como a de Miller-Fisher, a de Balint, a oftalmoplegia internuclear, e a síndrome de Foville.
    Se quiser informações mais rapidamente sobre cada uma das síndromes de etiologia vascular, veja o link abaixo: http://www.strokecenter.org/prof/syndromes/

    ResponderExcluir
  3. DR. EU TENHO UMA SÍNDROME DESDE MINHA INFÂNCIA E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELA. NA MINHA INFANCIA EU ME FECHAVA DENTRO DE MIM E COMEÇAVA A FAZER MOVIMENTOS MOTÓROS COM MINHA MÃO (FECHAVA A MÃO DIREITA E A ENVOLVIA COM A MÃO ESQUERDA E FAZIA MOVIMENTOS EMPURRANDO A MÃO DIREITA CONTRA A ESQUERDA, QUANDO NÃO EU PEGAVA UM PEDAÇO DE PAU E FICAVA BATENDO CONTRA O CHÃO)NESSES MOMENTOS EU FICAVA FAZENDO IMAGINANDO SER HEROIS DE DEZENHOS ANIMADOS EM BATALHAS, FAZIA TAMBÉM BARULHOS COM A BOCA, EU PARECIA RECEBER DESCARGAS DE ADRENALINA NESSES MOMENTOS, EU CHEGAVA A FICAR VÁRIOS MINUTOS NESSE ESTADO, QUANDO EU TINHA MUITOS DESSES "ATAQUES" POR DIA, ELES TINHA DORES TERRÍVEIS DE CABEÇA. EU AINDA TENHO OS MESMOS PROBLEMAS APESAR DE PODER CONTROLÁ-LOS. GOSTARIA DE IDENTIFICAR ESSA SÍNDROME, SERIA MUITO LEGAL, PODER SABER O QUE EU TENHO.
    MEU NOME É DIOGO
    E MEU E-MAIL É:
    DIOGO_HS@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Gostei muuuuito do blog!! Sou estudante de medicina com tenho grande interesse em neurociências e estou maravilhada com os posts e as referencias. Parabéns mesmo!!! ;)

    ResponderExcluir