domingo, 29 de março de 2009

Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser


A Síndrome de Rokitansky é uma agenesia mülleriana, ou seja, todos os órgãos que seriam derivados do ducto paramesonéfrico (ducto de Müller) estão em agenesia/hipoplasia. Seriam eles: terço superior da vagina e útero. As tubas são anômalas e o quadro pode associar-se com anomalias urológicas/renais. O seu tratamento é com a confecção de neovagina.
Manifesta-se como amenorréia primária com caracteres sexuais secundários femininos preservados, já que o desenvolvimento das gônadas não é anormal, e o estrogênio é normalmente produzido pelos ovários.

Acima vê-se uma imagem sagital de RNM pélvica com ponderação em T2 demonstrando hipoplasia uterina (pequeno remanescente uterino é visto na seta branca) e agenesia da vagina.


Para quem quiser saber um pouco mais de embriologia do trato genital feminino, visite este site, da UNIFESP.

8 comentários:

  1. sou portadora da sindrome de rokitansky fiz uma nelvagina a 7 anos e estou bem gracas a deus. me casei tenho uma vida sexual ativa mas gostaria de saber porque algumas pessoas nascem assim como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. Vanessa, como vai vc, estou muito interessada no seu problema e como resolveu graças a deus, minha familia esta muito preocupada, temos uma sobrinha com 20 anos que tem o mesmo problema seu, e gostaria de mais detalhe como fez , onde etc. será que vc pode nos ajudar. meu e-mail angelasedorio@hotmail.com. peço por favor, ajude-nos . abraços

      Excluir
    2. oi, vanessa, sou angela e preciso saber o nome , endereço, telefone do medico que fez a sua cirurgia, tenho uma sobrinha de 20anos que esta com o mesmo problema que vc teve. peço por favor de mandar atraves do meu e-mail. beijos angela

      Excluir
  2. Oi Vanessa td bem?
    Como você passou pela experiência da cirurgia,gostaria que você me indicasse se possível o médico que fez sua cirurgia.
    Aguardo anciosamente sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. Verdade por favor indique o medico a minha namorada descobriu que tem essa sindrome, sera que com a cirurgia ela podera ter filhos?
    me ajudem ae!

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR VANESSA ME CONTACTE PELO MSN O-LVIDADA@HOTMAIL.COM ,MINHA FILHA TEM ESSA FILHA E FARA A CIRURGIA DAQUI SEIS MESES...AGRADEÇO DESDE JA..

    ResponderExcluir
  5. OI SOU PORTADORA DESSA SINDROME E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELA,JÁ TENHO 35 ANOS E OPTEI POR Ñ FAZER A NEOVAGINA,POIS TBM APRESENTO PROBLEMAS RENAIS E O ÚNICO RIM QUE TENHO É NA PELVE E OS MÉDICOS TEM MEDO DE FAZER A CIRÚRGIA DA VAGINA
    FICA MUITO PRÓXIMO TERIA QUE TER UMA CERTA DISTANÇIA,E MAIS MEU ÚNICO RIM TEM PROBLEMAS E ANOMALIAS TBM INCLUSIVE JÁ FIZ UMA PLÁSTICA NO ÚRETER,SOU CASADA MEU MARIDO ACEITOU BEM E TEMOS NOSSOS MOMENTOS DE SEXO COMO DAR P/ SER ME ESCREVAM POR FAVOR...OBRIGADA MEU E-MAIL :dafyneaguiar_@hotmail

    ResponderExcluir
  6. Se desejarem maiores informações sobre o assunto (MRKH), entrem em contato.
    s.rokitansky@hotmail.com

    ResponderExcluir