quarta-feira, 29 de junho de 2022

Doença de Parkinson prodrômica - critérios para uso em pesquisa clinica

     Quando os francos sintomas motores (bradicinesia e rigidez ou tremor de repouso) permitirem um diagnóstico clínico da doença de Parkinson (DP), já deve ter ocorrido extensa perda de neurônios dopaminérgicos nigroestriatais.  Há evidências de que processo neurodegenerativo característico da doença tenha um andamento que abrange anos ou mesmo décadas anteriores ao diagnóstico clínico.
    Vários marcadores clínicos, motores e não-motores (transtorno comportamental do sono REM - TCSR, hiposmia, constipação, disfunção urinária, depressão) tem potencial de indicar esse processo degenerativo em andamento, classificando o que se convencionou chamar de doença de Parkinson prodrômica.
      A International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS) desenvolveu critérios diagnósticos de doença de Parkinson prodrômica, com a intenção de uso em pesquisa, e que estão em contínuo aprimoramento.

Algumas questões a respeito desses critérios são descritas no artigo original de Daniela Berg et al., de 2015:

  1. A DP prodrômica pode ser definida com base em marcadores não motores (se referindo a qualquer indicador de doença: sintoma, sinal ou biomarcador). A terminologia prodrômica não faz suposições sobre a ordem em que os marcadores motores ou não motores se desenvolvem.
  2. A velocidade de progressão dos estágios prodrômicos para os estágios clínicos estabelecidos é variável entre os pacientes e não pode ser prevista de forma confiável no nível individual.
  3. O critério incorpora estimativas de risco, baseadas em informações demográficas e fatores de risco epidemiologicamente determinados.
  4. Os critérios são guiados por dados de estudos clínicos prospectivos.
  5. Demência com corpos de Lewy não é considerada critério de exclusão para doença de Parkinson.
  6. Não há meios de identificar DP prodrômica com 100% de certeza. O objetivo desses critérios é melhor selecionar candidatos que poderiam participar em futuros ensaios clínicos de intervenções modificadores de doença.
Os critérios utilizam uma metodologia Bayesiana (classificado naïve Bayes). Consideram informações a priori (priors) e razões de verossimilhança (likelihood ratios - LRs).

A probabilidade a priori é retirada de estimativas populacionais de prevalência de DP prodrômica de forma idade-dependente de acordo com intervalos de idade de 5 anos, como, por exemplo:

  • 0,4% dos 50 aos 54 anos; 
  • 0,75% dos 55 aos 59 anos; 
  • 1,25% dos 60 aos 64 anos; 
  • 2,0% dos 65 aos 69 anos; 
  • 2,5% dos 70 aos 74 anos; 
  • 3,5% dos 75 aos 79 anos; e 
  • 4,0% com 80 anos ou mais.

Depois a probabilidade a posteriori é definida como o produto da probabilidade a priori e as LRs dos fatores de risco presentes e ausentes no indivíduo avaliado. A tabela de LRs é baseada em estudos populacionais, e constantemente atualizada, a partir de fatores considerados suficientemente poderosos para contribuir significativamente para a estimativa de probabilidade.

Entre os marcadores considerados nos critérios iniciais estão:
  1. TCSR comprovado polissonograficamente: LR+ 130, LR-  0.62;
  2. Disfunção olfativa em testes objetivos padronizados, ajustados para idade e sexo: LR+ 4.0, LR- 0.43
  3. Constipação (requer tratamento mais de uma vez por semana, ou uma ou menos evacuações espontâneas a cada 2 dias): LR2.2, LR- 0.80
  4. Sonolência excessiva diurna: LR+ 2.2, LR- 0.88
  5. Hipotensão espontânea: LR+ 2.1, LR- 0.90
  6. Disfunção erétil de gravidade suficiente para exigir intervenção médica: LR+ 2.0, LR-  0.90
  7. Disfunção urinária: LR+ 1.9, LR0.90
  8. Diagnóstico de depressão (LR negativo não aplicado se houver ansiedade): LR+ 1.8, LR- 0.85

As LRs de cada fator de risco foram posteriormente modificadas por grupo de trabalho da MDS, no artigo de Heinzel et al., em 2019, em uma atualização desses critérios diagnósticos para pesquisa.

Como esses dados são constantemente atualizados, a MDS lançou um portal eletrônico para que o cálculo seja realizado automaticamente, no seguinte link: https://www.movementdisorders.org/MDS/Members-Only/Prodromal-PD-Calculator.htm


Referências:




Observação importante a respeito da calculadora de risco de PD prodrômica da MDS:

Todo o uso dos recursos fornecidos no site da MDS é de responsabilidade exclusiva do usuário. Qualquer usuário da Prodromal PD Calculator, ou as informações obtidas através do uso da ferramenta, por meio deste, renuncia e libera o MDS de e contra toda e qualquer responsabilidade relacionada a tal uso. Qualquer usuário que não concorde com o exposto não deve usar e não tem permissão para usar a ferramenta.