terça-feira, 30 de junho de 2009

Kwashiorkor e marasmo - desnutrição energético-protéica

O marasmo é caracterizado como a perda de massa muscular e a depleção do conteúdo corporal de lipídeos. É a forma mais comum de desnutrição protéico-energética e é causada pela ingesta inadequada de nutrientes, especialmente calorias totais. Essas crianças demonstram, classicamente, constipação grave e são extremamente famintas quando do início da realimentação. O exame físico vai mostrar: peso e altura diminuídos para a idade, aparência de fraqueza, bradicardia, hipotensão, hipotermia, pele seca e fina, dobras cutâneas redundantes por perda do panículo adiposo, cabelo fino e esparso, de queda fácil.

O Kwashiorkor é caracterizado por atrofia muscular marcante, com gordura corporal total normal ou aumentada. Tem como causa a ingesta inadequada de proteínas, com conteúdo razoável a bom de calorias totais ingeridas. A anorexia é quase universal. Os achados de exame físico incluem: peso e altura normal ou quase normal para a idade; anasarca; fascies em lua, edema com cacifo das extremidades e periorbital, lembrando a síndrome nefrótica; pele seca, fina, descamativa, com áreas confluentes de hiperpigmentação e hiperceratose, cabelo seco, hipopigmentado, de queda fácil; hepatomegalia (por esteatose hepática); abdome distendido, com alças intestinais dilatadas. A ingesta adequada de proteínas tende a restaurar a cor dos cabelos, resultando em um cabelo com partes hipopigmentadas intercaladas com áreas normopigmentadas.

Kwashiorkor-marasmático: criança com ingestão inadequada de todos os macronutrientes, que, subsequentemente, desenvolve doenças infecciosas comuns da infância. Nessas circunstâncias, a criança desenvolve hipoalbuminenia e edema, devido à associação da perda aguda de nutrientes com a resposta inflamatória superimposta à depleção crônica de massa lipídica e muscular.

7 comentários:

  1. - Adorei a matéria.
    Foi de bom proveito pra mim!

    Achei o que eu precisava e mais um pouco do que eu não sabia.


    Ass: Carla Raiane Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Poxa muiitO enteresante a matéria,
    gostaei muiitO.
    me foii muito util para
    o seminarioO.
    C vc tiver orkut e kiser add.
    meu e-mail é:
    kacynha_htinha_23@hotmail.com

    desde já obrigada !

    ResponderExcluir
  3. adorei!o assunto foi bem explanado,e de facil entendimento.obrigada

    ResponderExcluir
  4. ADOREI A MATERIA ERA TUDO QUE EU PRECISAVA, OBRIGADA BJSS.....

    ResponderExcluir
  5. Opaa!
    aew!
    Blz?
    Materia Muito Boa Manow
    to Fazendo o Primeito Ano
    Essa Matria me Ajudo Muito No
    Trabalho De Biologia!
    Kem Kiser Me add orkut i msn aew
    alexcenturiao@hotmail.com
    Vles Obrigado!!!...

    ResponderExcluir