sexta-feira, 27 de março de 2009

Dr. William Osler, biografia breve

Dr. William Osler, fundador do Hospital Johns Hopkins e de sua faculdade de medicina, nasceu em Ontario, Canadá, em 1849. Graduou-se no curso médico pela Universidade McGill, após ter realizado os seus 2 primeiros anos de curso no Toronto Medical College. Um ano após assumir o cargo de professor na Universidade McGill, em Toronto, foi eleito fellow do British Royal College of Physicians. É o grande responsável pela criação da educação médica que começa com o paciente e termina com o paciente. É tido como o inventor do internato e da residência médica, algo que revolucionou os currículos médicos e que persiste até hoje como o método predominante de treinamento. Possui algumas frases das mais conhecidas da história da medicina, sempre relacionando a importância do aprendizado à beira do leito. Também foi o descritor de inúmeros sinais de doenças que até hoje levam seu nome.
Publicou o tratado de medicina interna mais lido de sua época, em 1892, o "The Principles and Practice of Medicine", e um livro também muito famoso de conselhos a jovens médicos e estudantes, chamado "Aequanimitas".
Faleceu em 1919, em pleno surto da Gripe Espanhola, enquanto ocupava o cargo de Professor catedrático de Medicina da Universidade de Oxford, que assumiu em 1905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário