sexta-feira, 27 de março de 2009

O incrível atlas de Obstetrícia de Smellie e Hunter, do século XVIII



















Ninguém até então, em 1754, tinha sido capaz de fazer figuras anatômicas tão impressionantemente reais da gestação humana que William Smellie, com o seu "A Sett of Anatomical Tables, with Explanations, and an Abridgment, of the Practice of Midwifery", publicado em Londres. Smellie era professor de obstetrícia da Universidade de Glasgow e foi um dos grandes inovadores da área - foi o descritor de regras para o uso do Fórceps, tendo inclusive inventado modelos melhores, com travas e lâminas melhores, além de ter desenvolvido uma técnica para o parte de fetos em apresentação pélvica.
William Hunter, irmão do famoso anatomista John Hunter, foi seu pupilo e o primeiro homem obstetra a assistir o parto de uma rainha inglesa, a Rainha Charlotte, esposa do Rei George III, em 1762. Este publicou o monumental livro "Anatomy of the Human Gravid Uterus", em 1774, após 23 anos do início de seus desenhos.

É possíver ver acima uma dessas imagens, dissecção de uma grávida que estaria já próxima ao termo.
Segue um link para a Galeria Dream Anatomy, da National Library of Medicine, fonte de belíssimas imagens da história da medicina.