sábado, 5 de setembro de 2009

Fatores de risco para o câncer de endométrio

O conhecimento dos fatores de risco ajuda os médicos a identificarem as mulheres sob risco do câncer endometrióide do tipo 1, o tipo histológico mais comum (80% são do tipo 1 e 20% do tipo 2).
A etiologia desse câncer endometrial parece advir do efeitos do excesso de exposição a estrógenos, seja de fonte endógena ou exógena, na ausência de uma exposição adequada a progestágenos. A exposição exógena pode ser por meio de terapia de reposição hormonal com estrogênio ou uso de tamoxifeno. Já a endógena resulta de obesidade (conversão periférica de precursores adrenais em estrona ou estradiol no tecido adiposo), ciclos anovulatórios (não há ovulação e portanto, não há desenvolvimento do corpo lúteo e, logo, não há a produção de progestágenos) ou tumores secretores de estrogênios.
Na tabela abaixo, veja em quanto cada fator pode influenciar no desenvolvimento de CA de endométrio.


Fatores protetores: 
1) Uso de contraceptivos orais combinados (diminui o risco em 50-80%) ou outros tipos de anticoncepcionais hormonais que incluam progesteronas (ex.: acetato de medroxiprogesterona em depósito ou DIU que libere levonorgestrel);
2) Terapia de reposição hormonal no pós-menopausa (contínua combinada), a longo prazo, com o uso de um progestágeno diário;
3) Tabagismo (risco relativo de 0,71 para tabagistas no momento do estudo e ex-tabagistas), em estudos caso-controle e metanálises. Haveria um suposto aumento no metabolismo hepático de estrógenos. Porém os benefícios são infinitamente menores do que os outros maiores riscos à saúde, como os cânceres de vias aéreas, o infarto agudo do miocárdio, o AVC, a doença pulmonar obstrutiva crônica e etc.

Referência (para saber mais sobre a detecção precoce/screening de câncer):

3 comentários:

  1. Adorei este blog. Ele é completo e diz tudo que os estudantes e os profissionais da saúde precisam saber. No momento, tenho um blog onde escrevo basicamente sobre crítica social. Em breve, pretendo criar outro só para escrever reflexões sobre saúde pública. Já estou rascunhando meus textos. Venha conhecer meus espaços e não se arrependerá. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários, Ynot.
    Vou conhecer o seu blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. espero que possa me ajudar,meu email wilmaserra@hotamil.com
    estou com suspeita de cancer do endometrio.

    ResponderExcluir