quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Critérios diagnósticos de Esclerose Múltipla. Revisão 2010 dos critérios de McDonald.

Como primeira postagem da série sobre critérios diagnósticos, posto a última revisão (publicada em fevereiro do ano passado) dos Critérios de McDonald para Esclerose Múltipla (2010). Houve importantes mudanças de definição nos critérios, com o objetivo de facilitar um diagnóstico mais precoce, porém com a mesma sensibilidade e especificidade que os critérios anteriores.
O artigo que dá suporte ao critério foi publicado na Annals of Neurology e é citado abaixo.

A tradução aqui publicada é livre, feita pelo autor, e não representa posição oficial de nenhuma entidade, e pode conter inconsistências relacionadas a interpretação. Tem o objetivo somente de divulgação científica, para chamar a atenção de neurologistas para o tema, e não deve ser usada com propósitos diagnósticos. Para tanto, solicita-se que se use a tabela original publicada no artigo e o guia oficial de diretrizes de tratamento da Academia Brasileira de Neurologia.

Artigo original:


Polman, C. H., S. C. Reingold, et al. (2011). "Diagnostic criteria for multiple sclerosis: 2010 revisions to the McDonald criteria." Ann Neurol 69(2): 292-302.











quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Série sobre critérios diagnósticos

Tentaremos, nos próximos posts do blog, manter uma interação maior com o que se considera o uso da boa prática médica, que é o uso de critérios específicos para o diagnóstico das doenças seja mais preciso, menos equívoco.
Desse forma, buscarei fazer uma compilação do que houver de mais recente em termos de critérios diagnósticos em doenças que tenham grande importância clínica para o neurologista.
Espero que essas publicações tenham utilidade prática como um guia.
Sempre que possível, será citado, como fonte, o artigo original que motivou a publicação e a adoção dos critérios, em cada doença que porventura venha a ser listada.

Iniciaremos, no próximo post, com os critérios diagnóstico de McDonald para a Esclerose Múltipla, conforme revisão feita por painel de especialistas em 2010, publicada em 2011.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

XXV Congresso Brasileiro de Neurologia - Goiânia, 2012


Participei, durante os últimos 5 dias, do maior evento nacional da neurologia, o XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, que tomou forma no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2012, e que, acredito, contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas, segundo informação não oficial.
Gostaria de parabenizar a Academia Brasileira de Neurologia pela grandiosidade do evento. Houve uma seleção bastante apropriada de temas para educação médica continuada e atualização sobre as últimas pesquisas em cada área de atuação do neurologista.