sábado, 5 de setembro de 2009

Fatores de risco para o câncer de endométrio

O conhecimento dos fatores de risco ajuda os médicos a identificarem as mulheres sob risco do câncer endometrióide do tipo 1, o tipo histológico mais comum (80% são do tipo 1 e 20% do tipo 2).
A etiologia desse câncer endometrial parece advir do efeitos do excesso de exposição a estrógenos, seja de fonte endógena ou exógena, na ausência de uma exposição adequada a progestágenos. A exposição exógena pode ser por meio de terapia de reposição hormonal com estrogênio ou uso de tamoxifeno. Já a endógena resulta de obesidade (conversão periférica de precursores adrenais em estrona ou estradiol no tecido adiposo), ciclos anovulatórios (não há ovulação e portanto, não há desenvolvimento do corpo lúteo e, logo, não há a produção de progestágenos) ou tumores secretores de estrogênios.
Na tabela abaixo, veja em quanto cada fator pode influenciar no desenvolvimento de CA de endométrio.


Fatores protetores: 
1) Uso de contraceptivos orais combinados (diminui o risco em 50-80%) ou outros tipos de anticoncepcionais hormonais que incluam progesteronas (ex.: acetato de medroxiprogesterona em depósito ou DIU que libere levonorgestrel);
2) Terapia de reposição hormonal no pós-menopausa (contínua combinada), a longo prazo, com o uso de um progestágeno diário;
3) Tabagismo (risco relativo de 0,71 para tabagistas no momento do estudo e ex-tabagistas), em estudos caso-controle e metanálises. Haveria um suposto aumento no metabolismo hepático de estrógenos. Porém os benefícios são infinitamente menores do que os outros maiores riscos à saúde, como os cânceres de vias aéreas, o infarto agudo do miocárdio, o AVC, a doença pulmonar obstrutiva crônica e etc.

Referência (para saber mais sobre a detecção precoce/screening de câncer):