sábado, 11 de abril de 2009

Circuito de Papez e o lobo límbico



O Circuito de Papez, descrito em 1937, é uma região do cérebro que, acredita-se, está relacionada à emoção e à memória recente, já que sua lesão tem relação com amnésia anterógrada. Esse é um circuito hipocampo-tálamo-cingulado-hipocampal, que envolve um feixe de substância branca sob o giro do cíngulo.
Segundo Papez, mensagens sensoriais com conteúdo emocional que chegavam ao tálamo seriam direcionadas ao córtex (ramo "racional") e ao hipotálamo (ramo "emotivo"). Para tanto, propôs uma série de conexões do hipotálamo ao tálamo anterior, e deste, ao córtex cingulado. As experiências emocionais, portanto, ocorreriam quando o córtex cingulado integrasse as informações provenientes do hipotálamo com as informações provindas do córtex sensitivo. Uma via eferente do giro do cíngulo ao hipocampo e ao hipotálamo permitiria o controle central ("top-down") das respostas emocionais.

Tais assertivas teriam embasamento na descrição anterior do "grande lobo límbico", pelo neurologista Paul Broca, em 1877.


Dr. James Papez foi professor de neuroanatomia em Cornell, Nova Iorque. É autor do livro "Neurologia Comparada", editado em 1929, e famoso pela descrição de mecanismos da memória emotiva.

Aprenda mais sobre o assunto neste artigo de revisão da Revista brasileira de Psiquiatria.